A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) anunciam a criação de mais sete áreas de reserva particular na Bahia. Com o reconhecimento dessas novas Unidades de Conservação, o estado praticamente dobra sua área de reserva particular, isso porque, as sete RPPNs correspondem a mais de 100% do total da área das reservas já criadas na Bahia.
Com mais de 58,6 quilômetros quadrados de área preservada, a Bahia passa a contar com 59 Reservas Particulares do Patrimônio Nacional, com uma área total preservada de 108,8 quilômetros quadrados. A RPPN é a única categoria de Unidade de Conservação em que o proprietário é quem toma a iniciativa de transformar a sua área em uma reserva ambiental.
“Ao assumir o compromisso com a conservação dos recursos naturais, administrando e protegendo suas áreas de reserva, a sociedade civil está dividindo com o Governo o ônus da gestão ambiental. Esta é uma contribuição que demonstra de fato que somos todos co-responsáveis pela preservação da diversidade biológica da nossa fauna e flora”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira.
A assinatura do ato de criação das RPPNs será realizada na próxima terça-feira (04), às 11h, no gabinete da Sema.